Quanto tempo dura o processo terapêutico?

O processo de tratamento de terapia é realizado em sessões de 30 minutos, uma vez por semana. Contudo, não podemos prever e mensurar com exatidão o tempo total do processo terapêutico. Cada caso exige um tempo predeterminado, sendo que cada indivíduo e cada modalidade de tratamento são únicos no processo terapêutico, e por isso é difícil prever o tempo total exato de duração.

O paciente vai se adaptando com o terapeuta, expondo suas principais dificuldades emocionais, e com o passar do tempo vai criando maior confiança para se abrir, pensando mais amplamente sobre sua própria vida e desabafando sobre seus mais profundos anseios, sendo neste momento sempre amparado e acolhido pelo psicólogo.

Portanto, o tempo decorrente do processo depende muito do paciente, que deverá conseguir abrir plenamente seu coração. As pessoas que conseguem se abrir mais facilmente levam menos tempo do que outros, e a terapia pode então correr o seu curso no devido tempo, não sendo curta demais, a ponto de não obter o resultado esperado, ou longa demais a ponto de se tornar uma dependência de auxílio do profissional.